Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
A histórica Casa de Retiros de Santa Maria, localizada na Avenida Dores, ao lado da igreja de Schoenstatt, foi alugada para uma rede de hotéis da cidade. O local, que completará 70 anos em 2019, é de propriedade da Sociedade Vicente Palotti e recebe, todos os anos, cristãos de vários movimentos religiosos, que realizam cursilhos, retiros e encontros semanais. A preocupação dos integrantes, agora, é que o lugar deixe de receber esse eventos católicos.
De acordo com a direção da Sociedade Vicente Palotti, a decisão de alugar a Casa de Retiro foi tomada após uma assembleia jurídica realizada no dia 20 de abril. Em outros anos, o espaço também foi alugado. O contrato foi assinado em junho e, desde o início deste mês, a rede de hotéis Dom Rafael passou a administrar o local. A sociedade não quis dar detalhes do contrato e informou que, a partir de agora, é o novo gestor que irá decidir o que será feito no local.
Já conforme Rafael Dimpério, sócio-proprietário da rede Dom Rafael, a empresa tem interesse em seguir recebendo os religiosos. Porém, a intenção é fazer readequações no espaço para transformá-lo em hotel.
- A direção (da rede de hotéis) afirma que toda a agenda da casa, incluindo cursilhos, retiros, reservas e demais atividades, seguirão normalmente. A nossa missão é oferecer uma experiência positiva para todos os hóspedes, e nossos valores sempre foram pautados em trabalhar em harmonia com a comunidade e o desenvolvimento de nossa cidade, gerando mais empregos e renda - diz Rafael.
Não há prazo para revitalizar as paradas de ônibus da cidade
PREOCUPAÇÃO
Mesmo que a rede de hotéis afirme que tem interesse em receber os movimentos religiosos, a preocupação dos integrantes desses grupos é que o local deixe de receber os cristãos. Uma manifestação pacífica está prevista para o próximo sábado, às 10h, na Casa de Retiros. A ideia é que a população fique sabendo o que está acontecendo com o espaço e para "celebrar o afeto e o carinho pelo local histórico". A atividade está sendo organizada pelas redes sociais.
- Nos preocupamos, todos, com a situação, enquanto cristãos, vendo uma casa tomar uma destinação diversa da qual foi construída. Enquanto mero integrante do Movimento de Cursilhos de Cristandade, pessoa física, me parece óbvio que a alteração na estrutura da casa e a potencial alteração nos valores vai dificultar a realização dos nossos retiros ali. Acredito, também, que essa seja a realidade para os outros movimentos, mas se não tivermos outra opção na cidade, nós vamos dar jeito - diz Matheus Lopes, integrante do Movimento de Cursilhos de Cristandade.
Segundo Lopes, a situação não tem reversão, mas a intenção do ato de sábado será mostrar o amor e o que a casa representa para os cristãos.
A HISTÓRIA
- A Casa de Retiros de Santa Maria tem 69 anos. Foi inaugurada em 1º de janeiro de 1949
- Fica na Avenida Nossa Senhora das Dores, em frente ao Santuário de Schoenstat
- A iniciativa partiu dos padres palotinos, com colaboração da comunidade santa-mariense e dos imigrantes italianos da Quarta Colônia
- Foi criada para ser um cenáculo, um local de aperfeiçoamento e formação de homens e mulheres que passavam, durante três dias, no silêncio e na oração
- O local recebe cristãos para retiros, cursilhos e encontros semanais
- No local, há salão de eventos, refeitório e quartos
- A Sociedade Palotina é a proprietária do local. Desde o dia 1º de julho deste ano, a Rede de Hoteis Dom Rafael, de Santa Maria está administrando o local por meio de aluguel do imóvel